sexta-feira, 5 de outubro de 2018

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CHACRAS

LINHA DE ESTUDO

HINDUÍSMO E YOGA


 Representação simbólica dos Chacras.
Segundo a cultura yogue, os chacras seriam os pontos onde se encontram e fundem as nadís, ou meridianos, canais condutores da energia no organismo. Eles distribuiriam as energias através desses canais (nadis) que auxiliariam no funcionamento de órgãos e sistemas, entre outras funções. Estas nadís uniriam-se em vários pontos que rodam no sentido dextrógiro (que provoca rotação para a direita - no sentido dos ponteiros do relógio. Antônimo de levógiro ou sinistrogiro).

 Ainda segundo a cultura yogue, seria através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoeceriam e acabariam obstruindo a ligação com o Divino. Nosso corpo físico teria pontos, que quando ativados, fariam fluir a energia vital, nos trazendo alegria e saúde. Seria através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminharia por todo o nosso corpo e chegaria aos chacras, em pontos que concentram vibrações mais específicas. 

Atualmente, com a universalização do conhecimento, existe a tendência a considerar a convergência dos conceitos das culturas indiana e chinesa sobre estes centros de energia (chakras), e os nadis. Os nadis seriam correspondentes aos meridianos chineses, assim como prana e qi seriam nomes diferentes para a mesma energia vital.


TANTRA YOGA

Segundo o Tantra Yoga, a noção de chacra faz parte do   tantra ou tantrismo, para o qual a kundaliní  reside no Muladhara. O objetivo das práticas tântricas, que são essencialmente sensoriais, é considerado o despertar e a subida da kundalini através dos chacras, o que os ativaria, a fim de se unir no Sahasrara com Shiva , representado como essência espiritual. Uma das fontes de inspiração do Hatha Yoga é o tantrismo, pois o "combustível" das práticas das posturas psicofísicas é justamente a energia Kundaliní.

Os chakras seriam conectados entre si por uma espécie de tubo etérico (Nadi) principal chamado "Sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sairiam da base da espinha dorsal à esquerda de Sushumna e "Pingala" à direita (na mulher estariam invertidas estas posições).

Os Nadis conduziriam e regulariam o prana em espirais concêntricas. Estes Nadis seriam os principais, entre milhares, que percorreriam todo o corpo em todas as direções, linhas meridianos e pontos. Para os hindus , os Nadis são sagrados e consideram ser por meio da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências.

CONSCIENCIOLOGIA

Na conscienciologia, linha de estudos espirituais fundada pelo médico Waldo Vieira , os chacras são centros energéticos de intercâmbio bioenergético da consciência com a dimensão energética e o ponto de conexão entre veículos de manifestação da consciência para a energização geral. Segundo ela, através dos chacras seria possível fazer a absorção, exteriorização e mobilização ou deslocamento de energias ao longo do energossoma.

ESPIRITISMO


Publicação de "A Gênese" em Paris 
No espiritismo kardecista clássico os chacras não são abordados, porém é possível encontrar referências dentro da doutrina com termos equivalentes.

No livro "A Gênese" de Allan Kardec , uma das obras básicas fundacionais do espiritismo, o autor se refere aos chacras como "poros perispiríticos" dando-lhes a atribuição de absorção de fluídos extrafísicos, terminologia espírita equivalente à comumente utilizada energia.

É possível também encontrar referências sobre os chacras dentro dos livros da coleção "Nosso Lar", creditado como psicografado por Chico Xavier, o mais importante e renomado médium brasileiro para o espiritismo, e de autoria creditada ao espírito comunicante André Luís. Na obra intitulada "Entre a Terra e o Céu", por exemplo, os chacras são referidos como centros ou núcleos de força e o chacra básico (também conhecido como chacra genésico) é referido como centro genésico.

INSTITUTOS DE PESQUISA INDEPENDENTE

Existem também institutos de pesquisas sobre a espiritualidade que não seguem nenhuma religião ou cultura específica que geralmente são encabeçados por médiuns, clarividentes, e/ou projetores astrais considerados pelo meio como muito desenvolvidos. Estes institutos geralmente empregam uma metodologia empírica onde o que é apresentado é o que pode ser verificado pelo seu fundador através de suas capacidades anímicas e/ou mediúnicas. Alguns destes institutos considerados pelo meio como sérios são o IPPB encabeçado pelo pesquisador Wagner Borges, o IAC (International Academy of Counciousness), encabeçado pela pesquisadora Nanci Trivellato e o CEC (Centro de Estudos da Consciência), encabeçado pelo pesquisador Moisés Esagüi.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra
Formatação: HR

Nenhum comentário:

Postar um comentário